Acta da Reunião Preparatória
Para as Comemorações do 40 Aniversário do Regresso da Guiné
Lisboa, Parque das Nações, 29 de Setembro de 2007

Participantes:
Adrião Mateus, Benfeito da Costa, António Magalhães, Mendes de Oliveira e Rogério Freire.

Por razões de vária ordem só conseguimos reunir fisicamente estes 5 Falcões, embora o convite para participar nesta reunião alargada da Comissão Organizadora tenha sido extensivo a 11 Falcões. Dos que não puderam estar presentes recebemos a confirmação da sua participação na Comissão Alargada do Lançós, Portela, Carlos Pereira e Freitas.

Data e Local:
A reunião iniciou-se pelas 11,30 do dia 29 de Setembro de 2007, no restaurante Café da Palha, no Parque das Nações, em Lisboa.

Objectivo:
Apresentar, discutir e aprovar os detalhes logísticos da Reunião de 10 de Novembro.

Foi decidido:

  1. Agradecer a todos os Falcões que responderam ao questionário enviado no passado mês de Junho e cujas respostas serviram de base para a maioria das decisões tomadas.
  2. Convidar para assistirem às cerimónias e participarem no nosso almoço o Comandante da Unidade Militar (ex-RAC), os dois Oficiais que têm sido o elo de ligação entre a Comissão Organizadora e a Unidade Militar, o Padre que celebrará a Missa e o nosso camarada Carlos Rodrigues, da companhia 1650. A estas entidades será oferecida uma Medalha Comemorativa dos 40 anos devidamente personalizada (Adrião Mateus).
  3. Contratar uma firma de "catering" para servir o almoço. O preço deverá ser negociado para se conseguir o melhor serviço pelo menor preço. (Magalhães)
  4. Actualizar o ficheiro, preparar e enviar a carta convite a todos os Falcões até ao dia 10 de Outubro próximo (Freire)
  5. Receber e coordenar as inscrições recebidas e transmitir os resultados ao Magalhães e Lançós (Mateus)
  6. Contratar um autocarro para trazer os Falcões e seus familiares a partir de Braga, com paragem no Porto e na Mealhada. (Lançós)
  7. Produzir as Medalhas Comemorativas (Portela)
  8. Produzir a placa em mármore para descerrar na parada do Quartel e enviá-la para o Freitas (Portela)
  9. Coordenar a vinda do Padre, a disponibilidade da Fanfarra Militar, do Guião e da Flâmula de Honra bem como a colocação da placa de mármore na parada do quartel (Mateus e Freitas)
  10. Recepção e entrega da placa de mármore no Quartel para sua colocação na parada. (Freitas)
  11. Coordenar a selecção e recepção da "memorabilia" da Cart1525 e sua exposição no refeitório do quartel (Mateus e Freitas)
  12. Colocação da Palma de Flores no Monumento aos Mortos em Combate e descerramento da placa comemorativa dos 40 anos e proferir discurso perante os presentes na qualidade de 2. Comandante da CART 1525. (Oliveira)
  13. Porta-voz da Comissão Organizadora das Comemorações do 40. Aniversário, usando da palavra nos actos e momentos a que esta competir. (Costa)
  14. Gravação de imagens de vídeo e reprodução das recentemente fornecidas pelo Magalhães. (Mateus)
  15. Providenciar a disponibilidade e colocação no refeitório do quartel de um projector de vídeo, de um reprodutor de vídeo, de um écran e respectivos vídeos. (Mateus e Freitas)
Outros Assuntos Discutidos, Informações e Decisões:

Tesouraria

Ao longo dos anos as contas anuais têm sido coordenadas pelo Adrião Mateus e têm-se sempre baseado na despesa total dos almoços a dividir pelo numero de participantes. Por esta razão nunca foi possível criar nenhuma espécie de saldo de Tesouraria para fazer face a eventuais despesas preparatórias com as reuniões.
Há no entanto uma situação diferente que surgiu com a venda das medalhas. Como para se conseguir o melhor preço temos sempre de produzir no mínimo 100 medalhas, nalguns anos como se não venderam todas as medalhas produzidas, ficaram algumas em stock que depois vão sendo vendidas a Falcões retardatários ou oferecidas a algumas entidades. Estas verbas extras deram origem a dois certificados de aforro constituídos em nome do Coronel Mourão e do Adrião Mateus no valor total aproximado de 200 euros.
Estes certificados vão agora ser redimidos e o seu valor irá fazer parte do pagamento das medalhas dos 40 anos que é de 750 euros. O restante valor para o total pagamento das medalhas, cerca de 550 euros vão ser adiantados pelo próprio Portela e pelo Mateus que serão ressarcidos imediatamente após a nossa reunião do dia 10 de Novembro.
Preço das Medalhas Porque se espera que na nossa reunião se venderão cerca de 50 medalhas o preço unitário das mesmas será de 15,00. Das que não forem vendidas 5 são para oferecer aos nossos convidados presentes na reunião e as outras ficam em stock para atender a pedidos futuros.
Esta situação poderá vir a gerar verbas posteriores que ficarão como saldo da Tesouraria e serão guardados apropriadamente.

O Tesoureiro
O Mateus sugeriu que se convidasse o Carlos Pereira para ser oficialmente o Tesoureiro para tomar conta destas verbas e apresentar anualmente as contas das nossas reuniões para serem divulgadas a todos os Falcões.
O Carlos aceitou e passaremos assim a ter um Tesoureiro. Todas as despesas e pagamentos terão obrigatoriamente de passar pelo tesoureiro.

As Despesas Correntes
As actuais despesas correntes são as seguintes: Deslocações para reuniões preparatórias, telefone, papel de carta, envelopes, consumíveis de impressora, selos de correio, alojamento anual do site dos Falcões (www.cart1525.com) e sua manutenção.
Estas despesas estão estimadas entre 200 e 250 euros por ano.
Os Falcões envolvidos nestas despesas mostraram que, enquanto puderem, desejam participar nas mesmas sem esperar nenhum reembolso das mesmas.
E por não haver mais nenhum assunto a discutir deu-se por encerrada esta reunião cerca das 15,30.
Acta da reunião preparada pelo Freire e enviada aos participantes presentes e convidados