JORNAL DA CASERNA

Aqui publicaremos todas as notícias que nos queiram enviar sobre vocês, a vossa família, as vossas necessidades e disponibilidades, enfim ... notícias. Ficamos a guardar por elas pois ... se não nos enviarem NOTÍCIAS ... não há ... NOTÍCIAS


NOTÍCIA - 28 de Maio de 2016 - Mais uma visita às Caves Messias


Uma maquete do Portela para a
medalha comemorativa dos
50 anos do regresso da Guiné

O oferta simpatiquíssima das Caves Messias
de um Porto Vintage de 1966
o ano da nossa partida para a Guiné.
  • Escreveu o Benfeito da Costa "Mais um Encontro de Amigos da Cart 1525 que fica, indelevelmente, gravado na nossa memória. Foi um dia lindo, em que os nossos corações transbordaram de alegria. Para perpetuar o evento aí vai, em anexo, um slideshow com, aproximadamente, 8 minutos, com uma selecção de imagens que procuram reproduzir o que foi o dia 28 de Maio de 2016, para mais tarde recordar e que, espero, seja do vosso agrado..
  • Citaria Marcus Tullius Cícero, o célebre filósofo grego que disse que o que interessa verdadeiramente não é a riqueza e variedade dos pratos dos banquetes, mas, outrossim, o prazer de conversar e estar com os AMIGOS...
  • Tivemos este ano mais uma oportunidade de nos reunirmos nas Caves Messias, na Mealhada, devido à excelente relação que o Adrião Mateus mantém com a Administração das Caves Messias, que este ano nos sensibilizou com a presença da sua Administradora Srª Engª Margarida Valente que por sua vez nos presenteou com uma garrafa de um Porto Vintage de 1966, o ano em que fomos para a Guiné. Um grande Obrigado às Caves Messias e à Srª. Engª Margarida Valente.
  • Como referimos nos anos anteriores, e aqui nos repetimos, este tipo de reuniões é uma atividade que incentivamos todos os Falcões a realizarem com aqueles que vos são mais chegados para continuarmos a manter viva a chama da nossa amizade.
  • Nesta reunião cada um dos presentes trouxe um pouco para o almoço; desde o pão e batata frita à tábua de queijos, de uma enorme variedade de doçaria aos croquetes e rissóis, do camarão para aperitivo ao arroz de cabidela de leitão, tudo isto para fazer a cama de um excelente leitão da Bairrada, este ano oferta do Mateus.
  • Estiveram presentes e colaboraram todos muito entusiásticamente para o sucesso do rancho o António Lançós e esposa, o Hilário Portela, o Germano Silva e esposa, o Joaquim Madaleno, o Nelson Oliveira e esposa, o Branco da Silva, o Benfeito da Costa e esposa, o Manuel Eduardo Oliveira, o Joaquim Pombo e esposa, o Joaquim Vales e esposa, o Adrião Mateus e esposa, o Rogério Freire, o José Augusto Silva e um amigo, o Manuel Freitas e esposa e a D. Lurdes Sampaio viuva do nosso querido camarada José Sampaio.
  • Para terminar vou parafrasear Marcus Tullius Cícero, o célebre filósofo grego citado pelo Banfeito da Costa "O que interessa verdadeiramente ... é o prazer de conversar e estar com os AMIGOS" e esta reunião valeu´...
  • Mais um obrigado especial ao Adrião, ao Benfeito da Costa e à Administração das Caves Messias.

  • O grupo esteve sempre bem animado
    durante todo o almoço

    Clica no play e depois no simbolo à esquerda do écran para apresentação em ecrã inteiro.


    NOTÍCIA - 17 de Dezembro de 2015 - Pedro Vasco, filho do Alferes Rui, enviou-nos fotos da Guiné

  • Foi com grande comoção e alegria que recebemos um conjunto de excelentes fotos do nosso tempo de Guiné, enviadas pelo Pedro Vasco, filho do nosso amigo e camarada Alferes Rui, infelizmente falecido em 2001 e por nós recordado todos os anos na nossa Missa de sufrágio por todos os Falcões que já partiram por ocasião das nossas reuniões anuais.
  • Transcrevemos o email recebido, agradecemos ao Pedro Vasco o envio das fotos e confirmamos a grande amizade e companheirismo que todos os Falcões deram e receberam do Rui, homem soldado de grande envergadura e coragem que nos deixou muitas saudades.

    "O meu nome é Pedro Vasco e sou filho do Rui César que esteve convosco na guerra do Ultramar.
    Tenho estado a digitalizar antigas fotos de família, das quais um álbum que o meu pai fez sobre o período que passou na Guiné.
    Fiz também uma pesquisa na internet e descobri a vossa página e achei que alguma fotos vos poderiam interessar.
    Neste sentido envio-vos 19 fotos e um ficheiro com a legenda que o meu pai escreveu.
    Julgo que no arquivo familiar existem mais mas ainda não tive oportunidade de o ver todo. Caso existam mais tornarei a enviar logo que as digitalize".


    Obrigado Pedro Vasco. Mantenha o contato. As fotos estão disponíveis aqui


  • NOTÍCIA - 27 de Novembro de 2015 - Envio de Postal a todos os Falcões de quem sentimos a falta

    Há vários anos que enviamos cartas convite para as nossas reuniões para todos os Falcões no nosso ficheiro e, infelizmente há um significativo numero de Falcões sobre os quais não temos nenhuma notícia. Pressupomos que estejam vivos pois os correios não devolvem as cartas e dos seus familiares também tão temos notícias.
    Ainda bem que é assim.!
    Por estas serem boas notícias fomos incentivados a motivá-los para que digam presente, mesmo que não se interessem em vir a participar nos nossos convívios no futuro.
    Assim enviámos um postal no passado dia 27 de Novembro a convidar todos os Falcões que, ou nunca apareceram às nossas reuniões ou que já não vêm há muito tempo, na Esperança de virmos a ter algumas notícias importantes para repartir com todos os Falcões. Aguardemos o resultado.
    Segue um resumo do texto que foi enviado.
    • Caro amigo e camarada Falcão:
    • Sentimos a tua falta no passado dia 14 de Novembro quando nos reunimos na Mealhada para juntos comemorarmos o 48º aniversário do nosso regresso da Guiné. Compareceram 34 Falcões com familiares e amigos e a festa realizou-se com cerca de 90 convivas.
    • Porque notámos a tua falta queremos saber de ti que, ou nunca apareceste nos nossos encontros, ou já não vens há vários anos.
    • Esta informação é importante para todos os Falcões, especialmente agora que já estamos a preparar a reunião comemorativa do 50º aniversário a realizar em 2017. Gostaríamos de saber se vamos poder contar contigo, com teus familiares e amigos para que a reunião dos 50 anos seja a maior de sempre, e também para podermos dar aos Falcões notícias tuas.


    NOTÍCIA - 14 de Novembro de 2015 - Confraternização do 48º Aniversário do Regresso da Guiné


    Os Falcões com familiares e amigos após a missa na escadaria da Igreja da Mealhada
    Aqui a foto ampliada


    José de Jesus Maria


    Ricardo Remígio Guido

    • Como já vai sendo habitual a reunião anual dos Falcões transforma-se numa jornada de grande companheirismo e partilha entre todos os participantes.
    • Este ano contámos com a presença de um total de 34 Falcões num total de mais de 90 convivas.
    • Assinalamos a presença da mais nova descendente de um Falcão na pessoa da Emília, uma linda menina com pouco mais de um anito, neta do nosso camarada Mendes de Oliveira que este ano se juntou a nós com toda a sua família num total de 8 participantes.
    • Registamos também a presença do José de Jesus Maria, ex-ajudante de cozinheiro, que não se juntava a nós há mais de 15 anos.
    • De assinalar também a presença do José Augusto Ribeiro Soares, ex-cozinheiro, que nos brindou com uma prova soberba de vinho do Porto de sua lavra. Excelente vinho que, tenho a certeza, deixou alguns de nós meio "abananados".
    • Com alegria também registamos a presença, após cinco anos de ausência, do Ricardo Remígio Guido que compareceu cheio de saúde e boa disposição.
    • A homenagem ao Sargento Marques, que veio acompanhado da esposa e da filha, foi um momento alto e merecido no nosso encontro.
    • Foi sentida a falta de muitos Falcões, uns que nunca apareceram e outros que por uma ou outra razão não puderam estar presentes este ano.
    • A Comissão Organizadora anunciou estar já a preparar a "Ordem de Operações" para a nossa reunião dos 50 anos, em 2017, quando gostaríamos de contar com a presença da grande maioria dos Falcões.
    • E, para que fique registado, este ano foram também chamados durante a Missa todos os Falcões que já nos deixaram. Coube ao Benfeito da Costa nomear um a um todos os nossos camaradas falecidos, infelizmente já num total de 37. Ao ser dito o nome de cada um foi respondido "Presente" por todos os participantes na Missa. É um momento que nos toca a todos bem fundo.


    NOTÍCIA - 10 de Outubro de 2015 - Envio da carta convocatória para a nossa Reunião dos 48 anos

    Já seguiu por correio para todos os Falcões um convite do nosso camarada Oliveira, para nos reunirmos num almoço de confraternização no próximo dia 14 de Novembro (sábado) no Restaurante Manuel Júlio, na Mealhada para comemorarmos o 48º aniversário do nosso regresso da Guiné.
    Contamos, como sempre, com uma grande participação de Falcões, suas famílias e amigos, e esperamos que apareçam pela primeira vez em 48 anos aqueles Falcões que, por uma razão ou por outra nunca puderam estar presentes.


    NOTÍCIA - 18 de Julho 2015 - O Sargento Diniz Disse-nos Adeus


    Freitas, Diniz, Vaz, Mateus e Lançóz
  • Recebemos a notícia do falecimento do nosso amigo e camarada Sargento Diniz através de um sentido email do Adrião Mateus. Segue-se a transcrição do email do Mateus.

    "Amigos e Camaradas
    Hoje telefonou-me a Dª Maria Rosa Diniz esposa do nosso Amigo Sargento Diniz informando que este partiu no passado dia 1 de Julho, não me tinha ainda telefonado porque o seu estado pelo falecimento do seu marido não lhe tinha premitido.
    Disse-me que o marido entrou em coma alguns dias antes e que morreu nos seus braços e no último momento abriu os olhos, olhou para ela correram-lhe duas lágrimas pelo rosto e deu o último suspiro.
    Morreu nos braços do seu GRANDE AMOR. Desde os tempos de Guiné revelou sempre o Amor e paixão que tinha pela sua esposa e de cujo e único casamento nunca tiveram filhos, "viveram um para outro" e sempre foram muito felizes sempre rodeados de amigos pois todos os que os conheceram se aperceberam que eram um casal simpático e muito comunicativo, de fácil relacionamento.
    O Diniz foi sempre um bom camarada com grande sentido de humor e que durante muitos anos nos contemplou com a sua presença nos nossos convívios apesar da distancia da sua residencia.
    Deixa o Diniz uma recordação de um Grande Amigo e bom Camarada e um Militar brioso e orgulhoso de fazer parte do Exército Português onde não teve a carreira que merecia por razões de saúde.
    Pessoalmente enviarei uma carta de condolências à esposa e sugiro que se algum de vós achar que o deve fazer faça-o, também estou certo que será valorizada a vossa atitude pela Dª Maria Rosa Diniz.
    Envio foto do 1º encontro da CART 1525 em Coimbra onde compareceu, bem como o 1º Vaz que também já partiu.
    Parte um dos nossos que irá aumentar a lista que já é significativa.
    Aproveito para vos lembrar que a presença nas nossas confraternizações e convívios é imprescindível pois cada ano que passa as "mobilizações" vão continuar...
    Um Grande e Fraterno Amigo do Adrião
    "


  • NOTÍCIA - 23 de Maio de 2015 - Mais uma visita às Caves Messias


    Mas que rica almoçarada!!!
    Freitas, Pombo, Nelson e Melo da Silva

    a

  • Mais um ano e a visita às Caves Messias com almoço começa a ser uma tradição. Com a organização do Adrião Mateus, que mantém uma excelente relação com a Administração das Caves Messias, foi possivel organizar um almoço nas instalações das Caves para um numero limitado de Falcões devido ao espaço disponível.
  • Como referimos nos anos anteriores este tipo de reuniões é uma atividade que incentivamos todos os Falcões a realizarem com aqueles que vos são mais chegados para continuarmos a manter viva a chama da nossa amizade.
  • Cada um dos presentes levou o seu "farnel" e o Madaleno ofereceu um leitão para o almoço que se transformou num banquete de grande camaradagem e como nos diz o Benfeito da Costa, grande reporter e produtor da reportagem que segue na lateral "Depois de um dia tão bem passado, em que corpo e alma saíram saciados, com tudo de bom, tendo sido a AMIZADE o prato principal, aí vai uma selecção animada de imagens (SLIDESHOW) que espero seja do vosso agrado".
  • Um obrigado especial ao Adrião, ao Benfeito da Costa e à Administração das Caves Messias.

    a

  • Clica no simbolo do écran. Para veres a apresentação em ecrã inteiro basta clicar duas vezes sobre o ecrã pequeno.

  • NOTÍCIA - 15 de Novembro de 2014 - Reunião Comemorativa dos 47 anos do Regresso da Guiné


    O Sargento Marques (à esquerda com o Benfeito
    da Costa (ao centro) e o Lançós (à direita)


    Parte 1

    Parte 2

  • 32 Falcões com família e amigos num total de 80 pessoas se juntaram para comemorar o regresso da Guiné há 47 anos. Dissemos presente e fizemos prova de vida.
  • Tivemos entre outras as gratas surpresas de rever o Sargento Marques que já não comparecia há vários anos e de assinalar a presença da Emília, de 2 meses de idade, que é a neta mais nova do nosso camarada Manuel Oliveira e que, sem duvida é a mais jovem dos Falcões a participar numa reunião nossa.
  • Desta vez o Editor do "Jornal da Caserna" decidiu transcrever o texto do email que o Benfeito da Costa nos enviou a acompanhar a excelente reportagem fotográfica da nossa reunião, que pode ser vista aqui ao lado ou a partir da página inicial do nosso site.

    "Mais um Aniversário passou, desta feita para comemorar os 47 anos do regresso da Guiné. É bom comemorar, como sempre, com pompa e circunstância, algo que nos diz muito.
    Revimos AMIGOS que já não compareciam há muitos anos: o Cor. Brito e o Sarg. Marques. Pena foi que o Cor. Brito não pudesse estar connosco um pouco mais de tempo, mas compreendemos as suas razões pessoais.
    O Sarg. Marques, com o seu simpático sorriso e com aquele “muito obrigado a todos” fez-nos esquecer, de certo modo, as suas mazelas!
    Enfim, foi um dia bem passado entre AMIGOS, onde a alegria e boa disposição fizeram jus às Comemorações. O corpo e a alma saíram mais fortalecidos para podermos continuar a participar nestes eventos ...
    Uma palavra de muito apreço para a ORGANIZAÇÃO, sobretudo para o Mateus que nunca se poupou a esforços para que tudo corra sempre pelo melhor e num clima de excelência.
    Segue, em anexo, um slideshow com uma selecção de imagens que procura retratar o belo dia que passámos. Espero que o “ensaio” seja do vosso agrado e que fique nos vossos arquivos, para memória futura..."

  • E assim ficamos, com Esperança, de que TODOS com saúde, nos encontraremos de novo em 2015.

  • NOTÍCIA - 19 de Outubro de 2014 - Faleceu o Manuel Vitorino Dinis

    Este ano a carta enviada a convidar o Dinis para a nossa confraternização de 15 de Novembro veio devolvida com a palavra "Faleceu". Mais uma baixa nos Falcões. Que o Dinis esteja em Paz.
    O Dinis apesar de ser o "mecânico de armas ligeiras" da companhia estava agregado á equipa de manutenção auto e colaborava na reparação das nossas viaturas. O Adrião Mateus que com ele conviveu lembra o nervosismo do Diniz quando tinha "dificuldade em desmontar alguma peça ou desapertar parafusos ou porcas ficava "passado" e costumava dar pontapés ou murros na peça" o que era um bom motivo de brincadeira para os outros camaradas.
    O Diniz ficará na nossa memória como um Falcão de bom trato e cumpridor das suas tarefas.
    Era de Rio Maior. Tentámos contatar a sua família, sem sucesso até este momento, a quem apresentamos as nossas sentidas condolências pela perda do Dinis.


    NOTÍCIA - 09 de Outubro de 2014 - Envio da carta convocatória para a nossa Reunião dos 47 anos

    Seguiu ontem por correio para todos os Falcões um convite do nosso camarada Oliveira, para nos reunirmos num almoço de confraternização no próximo dia 15 de Novembro (sábado) no Restaurante Manuel Júlio, na Mealhada para comemorarmos o 47º aniversário do nosso regresso da Guiné.
    Contamos, como sempre, com uma grande participação de Falcões, suas famílias e amigos, e esperamos que apareçam pela primeira vez em 47 anos aqueles Falcões que, por uma razão ou por outra nunca puderam estar presentes.


    NOTÍCIA - 10 de Maio de 2014 - Um grupo de Falcões confraternizam em almoço


    Foi um dia excelente!!!
    Lançós, Mateus e Magalhães

  • Porque o almoço nas Caves Messias do ano passado correu tão bem, logo se pensou em repetir a dose neste ano. Aconteceu no passado dia 10 de Maio. Um grupo de 14 Falcões com familiares e amigos houveram por bem sacrificar um leitão para deleite dos estômagos e ... das almas.
  • Transcrevem-se as palavras do Benfeito da Costa ao referir-se ao esplendoroso dia que passamos em conjunto "Foi muito bom conviver, com alegria. Via-se nos olhos de todos a satisfação de ainda podermos estar juntos e, como alguém disse – estamos vivos e só se vive quando podemos alimentar o corpo e a alma com “coisas” boas e essas coisas estiveram bem presentes hoje: ao corpo nada lhe faltou; a alma alimentou-se de tudo que a AMIZADE pode dar.
  • O Adrião Mateus foi, à semelhança do ano passado o grande mentor deste encontro.
  • Um obrigado às Caves Messias e aos seus dois anfitriões que nos acompanharam
  • Um obrigado ao Benfeito da Costa pela reportagem fotográfica (ver aqui) e pelo "slide show" disponível na lateral esquerda.
  • Os Falcões que deram cabo do leitão foram o José Augusto Silva e um amigo, o Manuel Eduardo Mendes de Oliveira com a esposa e a filha mais nova, o António Lançós, o Benfeito da Costa e esposa, o Hilário Portela, o Picado Magalhães, o Manuel Freitas e esposa, o Joaquim Madaleno, o Nelson Oliveira e esposa, o Rogério Freire,o Joaquim Vales e esposa, o Germano Silva e esposa, o Adrião Mateus e esposa e o Manuel Carvaho e o filho.

  • Porque reuniões deste género são realmente um remédio para a alma, e uma prova de vida e de vitalidade, especialmente agora em que todos já passámos a barreira dos 70, é com muita satisfação que "O Jornal da Caserna" incentiva a sua realização e fica a aguardar notícias das mesmas.

  • NOTÍCIA - 16 de Novembro de 2013 - E 46 já cá cantam...


    D. Lurdes Sampaio

    José Florindo
  • Este ano contámos na nossa reunião de confraternização com a presença de 29 Falcões e 46 familiares de amigos. Foi uma grande manifestação de amizade e companheirismo e de grande saudade pelos que já partiram e pelos que não puderam estar presentes.
  • 46 anos depois do nosso regresso da Guiné!!! 46 anos ... já temos netos mais velhos que nós quando regressámos. É a continuação da vida, é o legado de uns para os outros, é a confirmação da ordem de Deus - Crescei e Multiplicai-vos!
  • Falámos pelo telefone com muitos Falcões para saber da viabilidade da sua presença ou não. Tivemos boas e menos boas notícias. Há o que veio de propósito de França para a reunião, o Laurentino Magalhães e há o que apareceu depois de 20 anos de ausência, o José Florindo. Infelizmente outros não puderam vir quer por doença quer por outras razões, entre elas a económica.Temos uma mostra de fotos da reunião na "Galeria de Fotos".
  • Temos Falcões, a passar dificuldades como infelizmente estão a passar muitos compatriotas nossos, nestes tempos que correm. Resta-nos aguardar com Esperança que mais cedo ou mais tarde a situação venha a mudar e possamos reencontrar o equilibrio que faz falta em tantas famílias.
  • Registámos com um misto de grande alegria e de grande saudade a presença da viúva do nosso camarada José Sampaio falecido há já dois anos. Ficamos muito comovidos com a presença da D. Lurdes Sampaio que nos disse que a sua presença seria com certeza uma vontade do Sampaio e uma forma de ter o Sampaio entre nós
  • Durante a celebração da missa, na Igreja da Mealhada ouvimos comovidamente pela voz do padre celebrante os nomes de todos os 37 Falcões que já partiram e por quem a missa foi mandada rezar.
  • De registar ainda, a alegria de ver além dos filhos e filhas, os "Falcõeszinhos netos" a trocar mensagens nos seus telemóveis.
  • A vida continua. Contamos com todos para irem aparecendo na nossa reunião anual. Quanto mais não seja É Uma Prova de Vida.
  • Aqui a excelente. como sempre, reportagem do Benfeito da Costa.

  • NOTÍCIA - 09 de Outubro de 2013 - Envio da carta convocatória para a nossa Reunião dos 46 anos

    Foi ontem enviado, por correio, a todos os Falcões um convite do nosso camarada Oliveira, para tocar a reunir no próximo dia 16 de Novembro no Restaurante Manuel Júlio, na Mealhada para juntos comemorarmos o 46º aniversário do nosso regresso da Guiné.
    Contamos com uma grande participação de Falcões, suas famílias e amigos, e quem sabe se com Falcões que se juntarão a nós´pela primeira vez em 46 anos.


    NOTÍCIA - 6 de Abril de 2013 - Um almoço de amigos Falcões


    Foi um almoço de arromba!!!
    Nelson, Oliveira, Silva e Germano Silva
  • Escreveu o Adrião Mateus "À semelhança do que fizemos na Guiné, quando riscávamos no calendário, cheios de Esperança, os dias que faltavam para o nosso regresso, também agora nos devemos manter unidos e solidários para irmos riscando, com Esperança de melhores dias, os anos que faltam para ultrapassarmos estes tempos difíceis que vivemos. Um telefonema de vez em quando já é um grande alento e um encontro então é uma grande satisfação."
  • Com base nesta ideia um grupo de amigos Falcões combinou encontrar-se para confraternizarem e comemorarem a chegada da Primavera. Se bem o pensaram melhor o fizeram.
  • Munidos com as respectivas rações de combate foram-se reunir nas Caves Messias na Mealhada.
  • Um leitão acompanhado de batata frita e alface, camarão, croquetes e rissóis, uma tábua de queijos à maneira acompanhados de uma doçaria de meter medo a um diabético, tudo bem regado com excelente espumante e vinho tinto das Caves Messias, proporcionou umas horas de grande alegria e confraternização para os presentes e familiares.
  • Ao Benfeito da Costa um obrigado pela excelente reportagem que pode ser vista no ecrã ao lado clicando no simbolo do écran. Para ver a apresentação em ecrã inteiro basta clicar duas vezes sobre o ecrã pequeno.
  • Às Caves Messias o nosso agradecimento pela cedência das suas excelentes instalações, pela disponibilidade dos seus óptimos espumantes e vinhos e pela enorme simpatia dos seus colaboradores. Infelizmente a sala onde nos reunimos tem enormes limitações de espaço e não pode receber mais do que 20 a 25 pessoas. É pena!
  • Para os Falcões um incentivo para que se vão reunindo ao longo do ano em pequenos grupos de inicitiva própria com os camaradas mais chegados. A mensagem fica "Um telefonema de vez em quando já é um grande alento e um encontro então é uma grande satisfação".
  • Neste encontro estiveram presentes: José Augusto Silva e um amigo, Manuel Oliveira, António Lançós, Benfeito da Costa e esposa, Hilário Portela, Picado Magalhães e esposa, Manuel Freitas e esposa, Joaquim Madaleno, Nelson Oliveira e esposa, Rogério Freire, Joaquim Vales e esposa, Germano Silva e esposa e o Adrião Mateus e esposa que foram os mentores deste encontro e os nossos anfitriões nas Caves Messias.
  • Finalmente um obrigado ao José Augusto Silva pela oferta do leitão da Bairrada e pela preparação de uns "miúdos" de leitão que ficarão na memória de todos os presentes.
  • "As Notícias da Caserna" ficam a aguardar pelas vossas notícias pois sem elas, notícias "cá tem".

  • NOTÍCIA - 10 de Novembro de 2012 - 45 Anos Depois do Regresso da Guiné

    Vieram os dois de França

    Bernardino
    Mendes
    1ª vez em 45 anos

    Laurentino
    Magalhães
    a


    Sr. Major General
    Martins Ribeiro

    Sr. Capelão Coronel
    António F.Teixeira


    A placa comemorativa dos 45 anos
    Obra do José Hilário Portela
    Ao lado a placa dos 40 anos
  • Foi com "Pompa e Circunstância" que comemorámos o 45º aniversário do nosso regresso da Guiné, no dia 10 de Novembro de 2012 no RAC em Oeiras, a nossa Unidade Mobilizadora.
  • Juntámos para esta linda e comovente cerimónia mais de um grupo de combate de Falcões que, com as suas famílias e amigos, encheu de alegria, primeiro a parada do quartel, depois a capela e finalmente o terreiro em frente ao Monumento aos Mortos em Combate do RAC.
  • É de salientar a vinda propositada para a nossa reunião de dois Falcões residentes em França, um deles, o Benardino Mendes que marcou a sua primeira presença em 45 anos. Deu-nos uma grande alegria.
  • Na chegada ao quartel, fomos recebidos no seu gabinete pelo Sr. Major General Martins Ribeiro, que cumprimentou e felicitou todos os Falcões presentes. O Sr. General Martins Ribeiro acompanhou-nos durante todas as comemorações e muito nos honrou com a sua presença.
  • Durante a celebração da Missa, pelo Sr. Capelão Coronel António Teixeira, foram chamados todos os Falcões que já nos deixaram. Os presentes respondiam com a palavra "presente" após a leitura de cada nome. Foi um momento de grande emoção. A homilía do Sr. Padre Teixeira, foi de grande iluminação, serenidade e positividade. Sem duvida um momento alto da nossa reunião.
  • Seguiu-se a cerimónia junto ao Monumento aos Mortos em Combate do RAC, onde o nosso camarada Oliveira proferiu algumas palavras alusivas ao evento. A Fanfarra do RAAA1 comandada pelo Sr. Sargento Ajudante António Pires emprestou um enorme brilho e dignidade ao momento pelo seu aprumo e impecável actuação. O nosso velhinho Guião que nos acompanhou na Guiné, esteve presente nesta cerimónia e durante a missa sendo o seu porta estandarte o brioso 2º Sargento de Artilharia Hugo Filipe Gouveia Ribeiro.
  • Segui-se o descerramento da Placa alusiva ao evento na Parada do Quartel. Na circunstância o Sr. General Martins Ribeiro dirigiu-nos algumas palavras de apreço e reconhecimento pela actividade desenvolvida pela CART 1525 durante a sua Comissão na Guiné.

  • De salientar o carinho e o empenho que a Instituição Militar nos ofereceu. Desde o Estado Maior do Exército ao Comando das Forças Terrestres, passando pelo Regimento de Artilharia Antiaéria nº1 (RAAA1).
  • Pelo apoio recebido a CART 1525 deixa aqui expresso o seu agradecimento ao nosso Exército, através de um muito obrigado a todos os actuais militares que connosco colaboraram, acarinharam e se empenharam valorizando a nossa cerimónia e fazendo-nos sentir parte da Instituição Militar que servimos no nosso tempo de juventude com brio e sentido de responsabilidade.

  • Seguiu-se o tradicional almoço de confraternização no Restaurante "O Areias" em Talaíde, que durou até depois das 18 horas de onde a CART 1525 destroçou para se voltar a reunir para o próximo ano.

  • Convidamos todos a ver a excelente apresentação produzida pelo Benfeito da Costa, cujo link está na página de entrada do nosso site.

  • NOTÍCIA - 26 de Outubro de 2012 - O Quintas (Monte Trigo) disse-nos adeus


    Na nossa reunião dos 40 anos.

    Em Bissorã no primeiro plano
    Recebemos do Adrião Mateus a seguinte triste notícia:
  • "Foi com profundo pesar que hoje recebi um telefonema de Monte Trigo - Alentejo.
  • O António Joaquim Quintas Coelho, faleceu em Julho de 2011 de uma embolia cerebral.
  • Era conhecido pelo"Monte Trigo", localidade da sua naturalidade e residência. Foi um rapaz que trabalhou directamente comigo na Guiné, pois era condutor, individuo muito calmo, educado, obediente e colaborador.
  • Mereceu da minha parte uma confiança especial como condutor por isso mais tarde lhe entreguei um camião Mercedes.
  • Nas Comemorações do nosso 40.º Aniversário esteve presente em Oeiras e foi com bastante alegria que o revi.
  • Mais um, infelizmente, a acrescentar à lista dos falecidos."

  • NOTÍCIA - 10 de Outubro de 2012 - Envio da carta convocatória para a nossa Reunião dos 45 anos

    Foi ontem enviada para os 131 Falcões no activo a carta convite, assinada pelo nosso camarada Oliveira, para nos juntarmos a ele no próximo dia 10 de Novembro de 2012, pelas 11 horas da manhã, na parada do Quartel do RAC em Oeiras, e juntos comemorarmos o 45º aniversário do nosso regresso da Guiné.
    Neste dia esperamos ter uma grande participação de Falcões, suas famílias e amigos, para nos revermos e nos unirmos na amizade e com amizade.


    NOTÍCIA - 19 de Setembro de 2012 - Reunião da Comissão Organizadora dos 45 anos


    Junto ao RAC em Oeiras


    Na entrada do "O Areias"

  • No dia 19 de Setembro reuniu-se em Talaíde (Oeiras) no Restaurante Típico "O Areias" a Comissão Organizadora da Reunião Comemorativa dos 45 anos do nosso regresso da Guiné.
  • A comissão composta pelo Oliveira, Freire, Costa, Freitas, Pombo e Mateus (o Magalhães desta vez não pode estar presente) reuniu-se neste conhecido e recomendado restaurante para apreciar o ambiente e o serviço e decidir onde realizar a nossa confraternização.
  • Ficou decidido que o nosso almoço será realizado no Restaurante Típico "O Areias", a 7 Km do quartel de Oeiras, pois foi entre os vários orçamentos apresentados por restaurantes da área o que nos inspirou mais confiança (e confirmámos)em relação à qualidade, ao preço e à proximidade do RAC.
  • O nosso desejo teria sido realizar o almoço no próprio quartel de Oeiras, à semelhança do que tem acontecido noutras ocasiões, mas não conseguimos encontrar quem garantisse qualidade, serviço apropriado e preço. Daí termos optado por esta opção.
  • Depois do almoço fomos ao Quartel de Oeiras (RAC) onde agora está instalado o Comando de Forças Terrestres para combinarmos a nossa presença no próximo dia 10 de Novembro. Tivemos todo o apoio por parte dos nossos actuais camaradas que nos receberam com grande simpatia e amabilidade.
  • Iremos assim realizar a nossa Reunião dos 45 anos com muita dignidade - missa solene com a evocação dos nosso camaradas já falecidos, romagem ao monumento dos mortos e colocação de uma placa comemorativa na parada do Quartel - e muita amizade pois o ambiente do Restaurante e a ementa (já testada) nos vai permitir passar umas horas de convívio com grande alegria e camaradagem.
  • Só temos a lamentar que, conforme o tempo vai passando, há cada vez mais menos Falcões que nos podem acompanhar, ou por já nos terem deixado ou por dificuldades de mobilidade e de saúde, a que modernamente se chama a "pdi".
  • Mas querendo ser positivos, desde já fazemos votos para que daqui a 5 anos - na comemoração dos nossos 50 anos - ainda nos possamos todos encontrar com vida e com saúde.
  • Juntamos fotos tiradas pela máquina do Costa, junto do Comando das Forças Terrestres em Oeiras e na entrada do Restaurante.

  • NOTÍCIA - 12 de Novembro de 2011 - Reunião Anual Comemorativa dos 44 anos do Nosso regresso



    Joaquim Daniel Vieira
  • Com crise ou sem crise, com mais maleitas ou menos maleitas lá nos vamos reunindo para afirmar que estamos vivos e que entre nós permanece um laço muito especial de amizade e camaradagem que nos uniu em terras da Guiné na nossa juventude e continua a unir-nos depois de tantos anos.
  • Foi com muita emoção que todos os presentes, no início da missa, ouviram em silêncio e em união, o sacerdote dizer o nome de todos os camaradas já desaparecidos. É sempre um momento alto da nossa reunião anual de grande sentimento e emoção.
  • Uma vez mais elegemos o Restaurante Manuel Júlio, em Santa Luzia (Mealhada) para nos reunirmos e comemorarmos os 44 anos do nosso regresso. Juntamos, como vai sendo hábito, mais de 100 participantes entre Falcões, familiares e amigos. A ementa foi a habitual, farta e de qualidade que nos propiciou uma reunião bem agradável que, para alguns, se estendeu até à hora de jantar.
  • Recebemos com alegria pela primeira vez em muitos anos nosso camarada Joaquim Vieira que nos acompanhou com a sua família. (foto ao lado).
  • Tivemos a projecção de filmes e fotos daquele tempo que sempre animam os presentes, bem como a exposição de fotos e outras recordações da Guiné, tão bem conservadas e apresentadas pelo Adrião Mateus. O Mateus tem colectado e colecionado todos os documentos e fotos do nosso tempo para tentar organizar o Museu da Cart 1525. Se tiverem em vosso poder documentos ou artigos recolhidos no mato durante a nossa comissão, se assim o entenderem, enviem-nos ao Mateus, pois ficarão lá bem guardados e conservados.
  • No encerramento da reunião o Oliveira pediu aos presentes sugestões para a escolha do local para se realizar a reunião dos 45 anos. Ouvimos várias opiniões desde Norte a Sul e passando mesmo por Bissorã. Não ficou nada resolvido e tentaremos contactar com os Falcões sobre este assunto mas, pelas conversas tidas durante a reunião o local mais sugerido foi Lisboa, quartel de Oeiras, à semelhança do que tem acontecido com as nossas reuniões de 5 em 5 anos.

  • NOTÍCIA - Setembro de 2011 - José Sampaio disse-nos adeus


    Em 2004 na Mealhada
    Futebol de Salão
  • É com pesar que informamos que o José Gaspar do Casal Sampaio nos deixou.
  • Era um dos participantes mais assíduos nas nossas reuniões onde comparecia regularmente com sua esposa há já largos anos. Grande amante de futebol fez parte integrante da nossa equipa de futebol em Bissorã e não faltava aos encontros de Futebol de Salão que se disputavam anualmente antes das nossas reuniões.De trato afável e de grande simpatia nos deixa muita saudade.
  • À esposa e restante família os nossos sentidos pêsamos.
  • Perdemos um grande amigo!

  • NOTÍCIA - 13 de Novembro de 2010 - Reunião Anual de 2010


    Manuel Duarte Oliveira

    Abel Ferreira de Sousa
  • Com a presença certa de 100 participantes, entre Falcões, familiares e amigos, reunimo-nos no Restaurante Manuel Júlio, em Santa Luzia (Mealhada), para comemorarmos o 43º aniversário do nosso regresso da Guiné.
  • Este ano assinalamos com muita alegria a primeira presença em 43 anos de dois camaradas nossos: O Manuel Duarte Oliveira, uma das nossas Cruzes de Guerra e o Abel Ferreira de Sousa (fotos so lado). Que bom que foi revê-los com saúde após tantos anos. Que o exemplo deles seja seguido pelos Falcões que ainda nunca compareceram.
  • O convívio teve início após a Missa rezada na Igreja da Mealhada, por sufrágio dos nossos camaradas que já se despediram. Infelizmente este numero já vai em 32. Que repousem em Paz.
  • No outro lado da moeda foi a tomada de conhecimento de vários nascimentos de netos e netas ... neste momento a geração dos Falcões, pelo que se sabe e se nota nas nossas reuniões já cumpriu também o seu dever ... Crescei e Multiplicai-vos, e é o que temos andado a fazer.
  • No encerramento da confraternização o Oliveira e o Mateus falaram aos presentes realçando o facto de nos podermos ir encontrando anualmente ser uma forma de irmos dizendo à vida que por cá ainda vamos estando, com saúde pelo menos suficiente para irmos aparecendo.
  • Foi sugerido que enviassemos a todos os Falcões os endereços de todos nós para darmos a possibilidade de, por iniciativa de cada um de nós, podermos reencontrar e contactar alguns dos nossos camaradas que andam perdidos. Este envio deverá ser feito na próxima Primavera.
  • NOTÍCIA - 09 de Março de 2010 - O Rosa Mendes disse-nos adeus

  • Do nosso amigo Adrião Mateus recebemos o seguinte e-mail que transcrevemos.
    Assunto: Faleceu o nosso Amigo e Camarada Rosa Mendes da CART 1525
    É com profundo pesar e tristeza que vos dou conhecimento da "partida" do nosso amigo Rosa Mendes. Vivia no Funchal desde 1970 e independentemente de nunca ter comparecido aos nossos encontros anuais de confraternização, todos os FALCÕES estavam no seu coração. Encontrei-me com ele duas vezes no Funchal em casa do nosso Amigo Gouveia, e notei que mantinha as características do nosso tempo de Guiné, calmo, simpático, com algum sentido de humor e transpirando amizade.
    Em Abril de 2005, esteve em Lisboa com a esposa e telefonou-nos para nos encontramos e um grupo da CART 1525 que poderão ver na foto em anexo ao lado da esposa, almoçámos no Parque das Nações e foi um momento agradável e de recordação.
    Alguns de nós mantivemos sempre contacto com ele , telefónico e por email . No ano passado também colaborou de forma significativa na angariação de donativos para o FUNDO DE APOIO À SAÚDE DO POVO DA GUINÉ BISSAU, respondendo com grande espirito de solidariedade. Falávamos sempre de estar presente num almoço de confraternização e sempre foi manifestando que um dia estaria presente,quiz Deus que tal não viesse a realizar-se, mas sempre falava com amizade de todos nós. Recordo que ainda não há muito tempo que ao telefone falávamos de "próstatas" e dos incómodos que alguns de nós vamos tendo com esta patologia e contou-me alguns episódios engraçados sobre o assunto.
    Finalmente sinto que "parte algo de todos nós" deixando-me muita saudade e estou certo que Deus lhe reservará um bom lugar no Céu, pois era uma boa alma.
    Vão comparecendo nas nossas confraternizações e vamos contactando , pois já temos práticamente um grupo de combate que partiu, entre eles o Comandante de Companhia, um Alferes, o 1º Sargento, 4 Furrieis e portanto convém irmo-nos encontrando, pois parece ilusório e já somos sexagenários, quando ainda "ontem" tinhamos 20...
    O meu Abraço de Grande Amizade.
    Adrião Mateus
    P.S. Vejam foto em anexo

  • NOTÍCIA - 29 de Setembro de 2008 - Reunião Anual de 2008 na Mealhada

  • Tivemos a alegria de nos reunir com as nossas famílias e amigos pela primeira vez na nova data prevista para a nossa reunião anual - ultimo fim de semana de Setembro. Infelizmente, e ao contrário das nossas expectativas tivemos um numero de participantes mais reduzido do que é habitual. Parece que houve um factor que não foi ponderado - as vindimas. É que o ultimo fim de semana de Setembro foi este ano o dia grande de vindimas no nosso País. Muitos de nós ficaram retidos devido a afazeres relacionados com esta actividade sazonal.
  • Este facto levou-nos a ponderar de novo se realmente vale a pena mexer na data da nossa reunião anual. Planeamos levar a efeito uma mini reunião intercalar para discutir este assunto lá para meados de Fevereiro princípios de Março na Mealhada. Se estiveres interessado em participar envia-nos um e-mail para contarmos contigo.
  • De qualquer forma ainda nos juntamos mais de 30 Falcões que com familiares e amigos fez um grupo superior a 50 pessoas.
  • Na foto o grupo à saída da Igreja da Mealhada após a celebração da missa sufragada pela alma dos Falcões que já partiram.
  • Durante o almoço falaram o Oliveira e o Mateus. Este ultimo apresentou a "Associação Ajuda Amiga" recentemente criada para ajudar as populações mais carenciadas da Guiné e que acaba de criar um Nucleo de Bissorã. Na nossa página de entrada podes aceder à página da "Ajuda Amiga" e, se o quizeres fazer, juntar-te aos Falcões que já se fizeram sócios.

  • NOTÍCIA - 8 de Setembro de 2008 - Convocação/Convite para a Reunião Anual de 2008 a 27 de Setembro na Mealhada

  • A resposta à carta enviada foi conclusiva e ultrapassou as nossas expectativas.
  • Deram-nos a sua resposta, por e-mail, telefone e por carta, cerca de 40% de todos os Falcões e destes, a grande maioria, se pronunciou a favor da Reunião Anual ser no fim de Setembro, mantendo a Reunião Especial em Novembro para comemorar os grupos de 5 anos.
  • Perante esta resposta foi decidido convocar a Reunião para o próximo dia 27 de Setembro, a realizar-se na Mealhada no restaurante "Manuel Júlio" em Santa Luzia.
  • Uma carta convocatória/convite foi enviada a todos os Falcões e a comissão organizadora espera que a reunião deste ano venha a ser um grande momento de confraternização entre os Falcões e as suas Famílias.
  • Espera-se também que esta alteração na data venha permitir a alguns camaradas que têm andado afastados, que apareçam pela primeira vez ou que regressem ao nosso convívio.

  • NOTÍCIA - 15 de Julho de 2008 - Pesquisa junto dos Falcões sobre a data da Reunião Anual

  • Todos os Falcões foram convidados a pronunciarem-se sobre a "melhor" data para a realização da nossa reunião anual de confraternização.
  • Alguns de nós têm chamado a atenção para o facto de que em meados de Novembro anoitecer perto das 6 horas da tarde o que dificulta o regresso daqueles que de e para mais longe se deslocam para se participarem na reunião e, ... como a idade não perdoa, começa a ser difícil conduzir de noite e por vezes com chuva e vento.
  • Decidimos auscultar todos os camaradas sobre este assunto. Para tal foi enviada uma carta com as duas seguintes possibilidades:
    1) Reunião anual no ultimo fim de semana de Setembro (data em que a Companhia saiu de Bissorã para Bissau) e
    2) Uma reunião a cada 5 anos em Novembro para comemorarmos os 45, 50, 55, 60, 65, 70, 75 ... anos do nosso regresso da Guiné.
  • Ficamos a guardar a resposta a este inquérito para decidirmos quando se irá realizar a nossa confraternização deste ano de 2008.

  • NOTÍCIA - 29 de Setembro de 2007 - A Reunião da Comissão Organizadora da Reunião Comemorativa dos 40 Anos

  • Com base nas inúmeras respostas recebidas à carta inquérito enviada no passado mês de Junho reuniu-se a Comissão Organizadora para decidir e planear os ultimos preparativos para que a nossa reunião dos 40 anos venha a ser um sucesso que fique marcado na memória de todos os Falcões que estiverem presentes e na dos seus familiares.
  • A grande resposta à carta veio demonstrar que continuamos vivos e interessados em manter a nossa união e veio dar força de vontade à Comissão Organizador para continuar o seu trabalho.
  • Na foto podemos ver o Benfeito da Costa, o Oliveira, o Adrião Mateus, o Magalhães e o Freire reunidos num restaurante da Expo em Lisboa.
  • A reunião de trabalho começou às 11,30 e prolongou-se até às 15,30 tendo no meio havido um pouco de tempo para se almoçar e comemorar a reunião.
  • Outros membros da Comissão não puderam estar presentes por afazeres e impedimentos pessoais mas estão no campo a colaborar em cheio para o sucesso da Reunião. Entre eles contamos com o Portela, o Lançós, o Freitas, o Carlos Pereira, o Pombo e o Gouveia.
  • Até ao próximo dia 10 de Outubro será enviada uma carta convite definitiva a todos os Falcões. Contamos contigo para fazer da nossa reunião um Sucesso.

  • NOTÍCIA - 10 de Novembro de 2007 - A Reunião Comemorativa dos 40 Anos do regresso da Guiné

  • Mais de 120 Falcões, familiares e amigos confraternizaram nas instalações do antigo RAC em Oeiras para comemorar os 40 anos do regresso da Guiné. A reunião iniciou-se com um momento muito solene e comovente, junto ao Monumento aos Mortos em Combate do RAC e com a participação da fanfarra do Exército. Na altura o Oliveira proferiu uma alocução sobre a nossa Companhia em terras da Guiné e convidou todos os presentes a prestarem homenagem aos Falcões que já partiram. Foi deixada uma palma de flores no Monumento. Seguiu-se a missa solene de sufrágio rezada por um capelão militar na capela do quartel. Após a missa juntámo-nos na parada onde foi descerrada uma placa a assinalar a efeméride. Foi com um almoço servido no refeitório do quartel que encerramos esta reunião marcante dos 40 anos e que uma vez mais mostrou quanto os Falcões estão activos e unidos.

  • NOTÍCIA - 29 de Setembro de 2007 - A Reunião da Comissão Organizadora da Reunião Comemorativa dos 40 Anos

  • Com base nas inúmeras respostas recebidas à carta inquérito enviada no passado mês de Junho reuniu-se a Comissão Organizadora para decidir e planear os ultimos preparativos para que a nossa reunião dos 40 anos venha a ser um sucesso que fique marcado na memória de todos os Falcões que estiverem presentes e na dos seus familiares.
  • A grande resposta à carta veio demonstrar que continuamos vivos e interessados em manter a nossa união e veio dar força de vontade à Comissão Organizador para continuar o seu trabalho.
  • Na foto podemos ver o Benfeito da Costa, o Oliveira, o Adrião Mateus, o Magalhães e o Freire reunidos num restaurante da Expo em Lisboa.
  • A reunião de trabalho começou às 11,30 e prolongou-se até às 15,30 tendo no meio havido um pouco de tempo para se almoçar e comemorar a reunião.
  • Outros membros da Comissão não puderam estar presentes por afazeres e impedimentos pessoais mas estão no campo a colaborar em cheio para o sucesso da Reunião. Entre eles contamos com o Portela, o Lançós, o Freitas, o Carlos Pereira, o Pombo e o Gouveia.
  • Até ao próximo dia 10 de Outubro será enviada uma carta convite definitiva a todos os Falcões. Contamos contigo para fazer da nossa reunião um Sucesso.

  • NOTÍCIA - 2 de Julho de 2007 - A Reunião dos 40 Anos em Marcha Acelerada

  • A Comissão Organizadora decidiu enviar a todos os Falcões uma carta convidando-os a pronunciarem-se sobre alguns aspectos da Reunião dos 40 Anos do Nosso Regresso da Guiné.
    A razão do envio desta carta é a alta expectativa e o grande desejo da Comissão Organizadora de que esta Reunião venha a ser um Marco Memorável para todos os Falcões e para as suas familias e amigos.
    40 anos ... sempre são 40 anos.
    Pedimos a todos os Falcões que respondam à carta - quer venham à reunião ou não possam vir - para podermos planear e decidir na posse do maior numero de informações possíveis.
    Aqui poderás ver uma cópia da carta que foi enviada a todos nós. Se por qualquer razão não a recebeste entra em contacto connosco pelo e-mail geral@cart1525.com

  • NOTÍCIA - 28 de Março de 2007 - Reunião no RAC-Oeiras Preparatória para a Reunião dos 40 anos

  • O Mateus, Freire e Freitas reuniram-se no RAC-Oeiras com os Srs. Ten. Coronel Luciano Paulo e Major Antunes para conversarem sobre o apoio possivel da unidade militar à nossa reunião comemorativa dos 40 anos do regresso da Guiné.
  • Registamos com muito prazer e agradecemos a forma cordial, aberta e cooperativa dos dois militares para a nossa reunião.
  • Teremos todo o apoio possível, incluindo a possibilidade de utilização da capela e do refeitório do quartel.
  • O práximo passo será a convocação pelo Oliveira e pelo Mateus de uma Comissão Organizadora do Evento que se deverá reunir a seguir à Páscoa, para definir o programa e atribuir tarefas a cada um dos membros da Comissão, a fim de se garantir que a reunião dos 40 anos fique gravada nas nossas mentes e na dos nossos familiares e amigos.

  • NOTÍCIA - 05 de Fevereiro de 2007 - Preparativos para a Reunião dos 40 anos

  • Foram iniciados os contactos com o Comando do RAC para estudar a viabilidade de nos podermos reunir nas instalações militares que nos viram partir para comemorarmos o nosso 40ª aniversário da chegada da Guiné.
  • É com muita satisfação que registamos a excelente abertura do Comando Militar para a nossa reunião nas instalações do RAC, que para o efeito nomeou um oficial para servir de ligação com a nossa comissão organizadora.
  • Dentro de umas semanas irá haver uma primeira reunião com o Sr. Ten. Coronel Paulo do RAC para se estabelecerem as bases para a nossa reunião.
  • Daremos notícias da reunião no RAC tão logo esta se realize.

  • NOTÍCIA - 11 de Novembro de 2006 - Confraternização de 2006

    A chamada dos que já partiram
  • Este anos fomos 112 à mesa entre Falcões e familiares. Da "tropa" 41 contámos nós. Um numero muito significativo 39 anos depois do nosso regresso e já com uma quebra de 24. Quase meia Companhia!!!.
  • Foi assim com muita alegria e um grande e bonito sentimento de união que comemoramos o 39º aniversário do nosso regresso na Guiné no restaurante "Manuel Júlio" na Mealhada
  • Este ano também chamamos pelos camaradas que já partiram e por eles respondemos "presente".
  • Este ano tivemos a grata surpresa de revermos pela primeira vez em quase 40 anos 3 dos nossos camaradas: o António Sousa Cortêz, o Armando António Macedo de Barrros e o Vitorino Félix. Entre o ano passado e este já se nos juntaram mais 6 camaradas. Que outros sigam o seu exemplo e que continuem a aparecer mais.
  • Procedemos também à votação sobre a data da reunião, questão que o nosso camarada Alcino tinha levantado na reunião passada. A votação, que contou com 46 votantes, entre os que responderam pelo correio e os que votaram na altura deu os seguintes numeros: 16 preferem Maio, 11 Junho e 19 Novembro. Vamos ter de reflectir sobre o assunto e voltaremos a ele noutra oportunidade.
  • O Freire tentou falar sobre a Internet e sobre a nossa página mas, devido às circunstâncias e ao adiantada da hora, mais não conseguiu fazer que um resumo. No entanto deu para ver o interesse geral sobre o assunto da parte dos presentes.
  • No próximo início do ano vamos tentar reunir uma comissão para prepararmos "em grande" a nossa comemoração dos 40 anos. Se tiveres ideias e sugestões não hesites e envia-nas. Gostariamos de fazer dos 40 anos um marco memorável.
  • Desta vez o destroçar foi quase às 19,30. Foi um dia em cheio.

  • NOTÍCIA - 4 de Outubro de 2006 - Carta a convocar a Confraternização de 2006

  • O nosso camarada Oliveira enviou uma carta a todos os Falcões convidando-os a reunirem-se no próximo dia 11 de Novembro de 2006, (Dia de S. Martinho), no restaurante "Manuel Júlio" na Mealhada, para comemorarem o 39º aniversário do nosso regresso da Guiné.
  • O convite é extensivo à familia e aos amigos.
  • Às 11 horas será rezada uma missa de sufrágio na Igreja da Mealhada por alma dos Falcões já falecidos.
  • Esperamos por ti lá com a família e amigos. Prometemos "água-pé" e castanhas para a comemoração.
  • Se tiveres alguma duvida, não hesites e contacta-nos pelo e-mail geral@cart1525.com

  • NOTÍCIA - 25 de Maio de 2006 - Convite para visitar o site www.cart1525.com

  • Ficou hoje disponível todo o nosso Historial na Internet. Nos devemos felicitar pelo facto e felicitar todos os participantes por terem cumprido com o acordado na reunião de 1 de Abril que, apesar de ter sido no dia das mentiras acabou por se tornar uma grande verdade.
  • Isto só foi possível com a colaboração do Mateus, Pombo, Costa e Oliveira que copiaram todo texto do Historial para formato informático a fim de ser trabalhado em linguagem Internetês pelo Freire e colocado on line.
  • Já temos muita informação disponível mas agora começa o mais difícil ... manter, actualizar e não deixar morrer. Ainda há muito trabalho para fazer ... melhorar, juntar fotos, contar histórias, ir juntando páginas pessoais dos nossos camaradas e melhorar os "links" e alguns erros de Portugês que por lá existam.
  • É preciso participação de todos nós para que todo o trabalho realizado até agora não tenha sido em vão.
  • Enviem para o nosso e-mail geral@cart1525.com sugestões, correcções e sobretudo comuniquem com camaradas nossos que tenham e-mail e acesso à Net para que visitem o site e participem também.

  • NOTÍCIA - 1 de Abril de 2006 - Reunião de Trabalho sobre o Site dos Falcões

  • O nosso camarada Mateus convocou um grupo de "voluntários" para discutir e tomar posição sobre o nosso site na Internet.
  • A reunião teve lugar nas Caves Messias, na Mealhada, no passado dia 1 de Abril de 2006 e nela participaram entusiásticamente 12 companheiros.
  • Sobre a reunião foi elaborada uma acta que pode ser consultada aqui
  • A principal conclusão é de que há necessidade de uma maior participação para podermos ter um site actualizado. Ficou decidido que alguns camaradas "voluntários" iriam enviar para o Freire todo o texto do nosso Historial para ser publicado na Internet até ao final do mês de Maio.
  • Além do trabalho a reunião também foi um excelente momento de convívio para todoas os participantes.

  • NOTÍCIA - 12 de Novembro de 2005 - Confraternização de 2005


    Alguns dos presentes no convívio
  • Com a presença de 36 camaradas nossos e seus familiares, num total de mais de 90 pessoas, realizou-se no restaurante "Manuel Júlio" na Mealhada a nossa Confraternização de 2005 comemorando o 38º aniversário do nosso regresso da Guiné.
  • Pela primeira vez e com grande emoção foi feita a chamada de todos os camaradas que já partiram. À medida que o Oliveira ia dizendo os seus nomes todos os camaradas respondiam "presente". Foi com um aperto na garganta que contamos 25 nomes. Passaremos a repetir esta cerimónia nas futuras reuniões de confraternização.
  • Foi também recordado que fez agora 40 anos que se formou a companhia no RAC de Oeiras e da sua instalação no Quartel da Bateria da Parede.
  • Este ano tivemos a grata surpresa de revermos pela primeira vez em quase 40 anos 3 dos nossos camaradas: o Marinho, o Allen e o Serra. Esperamos que outros sigam o seu exemplo e que para o ano mais apareçam.
  • O nosso camarada Alcino pôs à discussão se se deveria alterar a data do convívio anual para um mês com dias maiores (Abril/Maio ou Junho por exemplo) para facilitar a deslocação dos camaradas que vêm de mais longe. Ele baseia a sua sugestão no facto de que o que interessa é a reunião em si e não necessáriamente a data em que ela se realiza. Nos meses propostos há mais horas de luz diurna e menos possibilidades de chuva. A sugestão ficou e a "tropa" vai ser auscultada. Podes dar-nos a tua opinião respondendo ao inquérito sobre o assunto na nossa página de entrada. Participa!.
  • O convívio prolongou-se até depois das 18 horas e a "tropa" destroçou com um "adeus até ao meu regresso".

  • NOTÍCIA - 14 de Outubro de 2005 - Carta a convocar a Confraternização de 2005

  • O nosso camarada Oliveira convocou todos os Falcões para se reunirem no próximo dia 12 de Novembro de 2005, no restaurante "Manuel Júlio" na Mealhada, para comemorarem o 38º aniversário do nosso regresso da Guiné.
  • Às 11 horas será rezada uma missa de sufrágio na Igreja da Mealhada por alma dos Falcões já falecidos.
  • Foi enviada uma carta a todos os Falcões com o convite para que compareçam com as famílias.
  • Esperamos ver-te por lá. Se precisares de alguma informação adicional contacta-nos.

  • NOTÍCIA - 30 de Junho de 2005 - José A. R. Soares

  • O José Soares enviou-nos o seguinte e-mail "Camaradas, venho por este meio enviar os meus cumprimentos aos colegas de "guerra", principalmente ao Joaquim Madaleno, o "Reguila" e o Dias. Junto uma foto cá do rapaz. Se quizerem comunicar comigo podem fazê-lo para este mail, (lelomoura@hotmail.com) que é de um colega de serviço. Com os melhores cumprimentos até ao nosso novo encontro."

  • ... e enviou-nos esta foto

    NOTÍCIA - 19 de Maio de 2005 - Rosa Mendes

  • O nosso companheiro e amigo ex-Furriel Rosa Mendes, que reside na Ilha da Madeira há muitos muitos anos e, com quem desde Novembro de 1967 (há já 38 anos!!!!), não tinhamos a grata oportunidade de conviver, veio a Lisboa, na passada semana de 15 de Maio.
  • Alguns de nós fomos almoçar com ele e com a esposa num restaurante do Parque das Nações, em Lisboa. Aqui vai uma foto do nosso encontro.

  • Esperamos que o Rosa Mendes agora que já está reformado, encontre uma oportunidade para se juntar a nós numa das nossas reuniões anuais.